domingo, 30 de outubro de 2011

O segredo do visagismo

Toda vez que uma mulher famosa aparece comcabelos perfeitos nas telinhas, milhares de mulheres se inspiram e sonham ter o penteado, a cor e, principalmente, o corte igualzinho ao que viram na TV. Mas, muitas vezes, esquecem que tal mudança pode não ficar tão bem, além de não combinar com sua personalidade. É aí que entra o visagismo.
A técnica busca criar uma imagem personalizada, harmonizando corte, penteado e coloração às características de personalidade, formatos de rosto e tipos de cabelo. “Visagismo é o estudo do rosto, através da ossatura dele. É um conceito por intermédio do qual se constrói uma imagem pessoal baseada nas necessidades de cada pessoa. Sempre levando em consideração suas características de personalidade”, explica Tony Barbosa, visagista e cabeleireiro.


Rosto triangular: Tome como exemplo uma pirâmide invertida. As medidas começam alargadas na testa e vão se afinando até o queixo. Corte recomendado: Fios compridos e desconectados nas laterais, com volume na raiz para dar um ar mais forte ao rosto. Crédito: Dreamstime
Rosto Redondo: Em formato de círculo, com medidas semelhantes na altura e na largura, podendo apresentar bochechas salientes. Corte recomendado: Aposte nos cortes quadrados com franja e nas costeletas longas, que deixam a lateral do rosto mais fina. O corte desestruturado com o cabelo descendo nas laterais do rosto também é uma boa opção nesse caso. Crédito: Dreamstime

Rosto quadrado: Maxilares e testa tem o mesmo comprimento. Corte recomendado: Assimétrico, fios repicados e com pontas irregulares, técnica que deixa o rosto mais fino. Crédito: Dreamstim
Quer saber o resultado de todo esse estudo? Segundo o especialista Robson Trindade, do Red Door Salon & Spa, são mulheres muito satisfeitas física e emocionalmente. “A pessoa fica mais bonita quando usamos essas técnicas para realçar a beleza natural. Não é o corte que tem que ficar bom, é o conjunto todo”, ensina Robson, que recentemente ganhou o prêmio de melhor visagista do Brasil.
Por isso, chega dessa história de sair chorando do salão ou então ficar torcendo para que seu cabelo cresça rápido, para reparar algum estrago. Agora você já sabe que existem profissionais capazes de transformar o seu visual, de acordo com suas características.
“Cada vez mais o visagismo vem conquistando o mercado em função do retorno que se obtém em cada imagem construída. Ele também proporciona a oportunidade da pessoa se conhecer melhor”, revela Tony Barbosa. Segundo ele, em muitos casos, nem é preciso uma grande transformação e sim, apenas alguns acertos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário