quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Passar esmalte direto, usar acetona e roer são hábitos ruins para unhas


Roer a unha, passar esmalte sem intervalos e usar acetona são três hábitos ruins para a saúde dessa camada de queratina que envolve os dedos das mãos e dos pés.
A função das unhas na espécie humana é facilitar a manipulação de objetos. Em outros animais, elas têm a forma de garras e servem para cavar ou segurar árvores e alimentos. Já os que apresentam cascos absorvem melhor o impacto das patas e de todo o peso corporal.
No Bem Estar desta quinta-feira (8), a dermatologista Márcia Purceli e a pediatra Ana Escobar falaram sobre como a cor e aparência das unhas podem evidenciar o estado de saúde de uma pessoa.
.
Unhas vale este (Foto: Arte/G1)

Para deixar de roê-las, a pediatra disse que primeiro é preciso querer, e depois ela sugeriu passar um uma substância chamada aloína (com 3% de concentração), que tem gosto amargo. Há esmaltes que já contêm esse composto, mas também é possível solicitar o produto em uma farmácia de manipulação.As unhas das mãos crescem cerca de 0,1 milímetro por dia, ou 3 mm por mês. Já as dos pés nascem mais lentamente – podem levar de 6 a 8 meses para se renovarem totalmente. Entre os homens, as unhas aumentam mais rápido que as das mulheres, principalmente durante o dia.
As unhas das crianças crescem bastante. Já nos idosos, demoram mais. E as da mão direita se desenvolvem mais rapidamente que as da esquerda. Na hora de cortar, faça um formato quadrado, que evita encravamentos, e evite tirar a cutícula, pois ela funciona como uma vedação. Para aparar as unhas do bebê, espere-o dormir ou tome muito cuidado se ele estiver acordado. A limpeza pode ser feita durante o banho.
Fonte:-http://g1.globo.com/bemestar/









Nenhum comentário:

Postar um comentário