quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Crie novos hábitos em sua vida

Incorporar dicas de produtividade foi o que ajudou o executivo Walmar Andrade, de 27 anos, a controlar melhor seu hábito de procrastinar tudo, ou seja, deixar para fazer depois. “Eu costumava adiar muito as coisas e ficava empurrando as obrigações até onde dava, tanto no trabalho quanto na vida pessoal”, confessa. Ele admite que acabava realizando a atividade na “última hora”. “Mas eu sofria uma pressão desnecessária.” Andrade conta que não resolveu o problema, mas conseguiu melhorar bastante.
Primeiro, ele parou de "enrolar" e começou a desenvolver as atividades com mais planejamento. Para dar o primeiro passo rumo à organização, ele comprou o livro Produtividade Pessoal e, mais recentemente, o Fazendo Acontecer, ambos do autor norte-americano David Allen. "A ideia dessas obras é que a produtividade é proporcional à capacidade das pessoas de deixar o trabalho fluir", revela o executivo. A metodologia que ele usou consiste em basicamente cinco etapas principais: coletar, processar, organizar, revisar e executar.
Dessa  forma, ele deixou a mente livre da tarefa de lembrar de tudo e pôde ter mais espaço para a criatividade e a solução de problemas. Apesar de se considerar uma pessoa relativamente organizada, Andrade conta que se surpreendeu com a quantidade de trabalho inútil que guardava fisicamente e com as pendências que estavam somente na sua cabeça, não anotadas em lugar nenhum.
Para a personal organizer Ingrid Lisboa, organização é a palavra-chave para ajudar nesse processo. “Esse comportamento causa prejuízos em diversos aspectos. Já tive cliente que pagava entre R$ 300 e R$ 400 por mês de multa por adiar os pagamentos”, revela. Ela alerta que também pode atrapalhar os relacionamentos, porque essas pessoas vão acostumando-se a deixar tudo pra última hora. “Esse caos serve de desculpa, a pessoa fica estressada, não acha nada.” Segundo ela, pôr ordem nas coisas traz mais qualidade de vida, menos estresse, mais facilidade e praticidade.
Mas mudar a rotina não é tão fácil. Quem está disposto leva, em média, até 30 dias para mudar o estilo de vida, de acordo com Ingrid. Por isso, ela dá algumas dicas para quem começar a "arregaçar as mangas" desde já:

Em casa

  • Coloque os documentos em ordem, separando em pastas devidamente etiquetadas, itens que devem ser guardados indefinidamente (como escrituras de imóveis, documentos de carros, certidões de nascimento), contas quitadas e, sempre à vista, boletos para vencer. Dessa forma, fica fácil manter os pagamentos em dia e encontrar determinado documento quando necessário.
  • Limite a entrada de papel em casa, evitando armazenar panfletos, folhetos de lojas, cartões e impressos que acompanham correspondências. É sempre melhor guardar tudo em mídia digital, deixando para imprimir apenas o que for essencial.
  • Mantenha uma caixa para colocar a correspondência e discipline-se a verificá-la todo dia.
  • Uma boa forma de manter a despensa em dia é ir anotando diariamente os produtos que vão acabando para ter uma lista do que precisa ser reposto.
  • Preparar a mesa do café da manhã na véspera é uma forma interessante de não perder tempo pela manhã e evitar atrasos ou ficar sem a principal refeição do dia.
  • Retire o lixo do banheiro e da cozinha diariamente.
  • Mantenha o guarda-roupa ou closet arrumados. Assim, você ganha tempo também na hora de se vestir. As peças podem ser dispostas, por exemplo, de acordo com as estações do ano, subdividadas em cores e estilos. O importante é que seja sempre fácil achar o que se procura rapidamente.
  • Roupas devem ser lavadas dois dias antes da faxina na casa. No caso das roupas de cama, elas devem ser trocadas todas as semanas.

No trabalho

  • Planejar as atividades e manter o foco no resultado não apenas facilita como faz com que se perca menos tempo e esforço para realizar determinados trabalhos.
  • Agendas e cronogramas são sempre úteis, mas lembre-se de consultá-los e anotar tudo sempre.
  • Procure retirar diariamente da sua mesa e bolsa os papéis que se acumulam, dando um destino correto a eles. Dessa forma, você evitará um trabalho maior mais tarde.

A ferramenta Organize Seu Tempo de VITAL também vai ajudar a otimizar as tarefas do seu dia a dia. Confira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário