Manter a higiene íntima deve se tornar um hábito. Realizar diariamente a higiene íntima adequada é muito importante para proteger a região genital de infecções e outros incômodos.Por ser uma região úmida e quente, a região genital propicia a proliferação de bactérias, fungos e outros microrganismos, o que pode ocasionar doenças. A ginecologista e obstetra Dra. Denise Gomes dá algumas dicas para sua higiene íntima.
A ginecologista lembra que a falta de higiene pode causar várias doenças nas partes íntimas, dentre elas, a candidíase genital, doença provocada por fungos que causa intenso desconforto com prurido e inchaço na vulva e na vagina. "É preciso estar atenta a pequenos cuidados diários e com a chegada das altas temperaturas, os cuidados com a higiene íntima precisam ser redobrados", afirmou a ginecologista.
Protetor diário
Se você não vive sem o protetor diário, elimine essa prática. O protetor pode até dar uma sensação de bem estar, mas as secreções que vão se acumulando ao longo do dia, em contato com a pele, podem provocar inflamações na vagina. O uso com freqüência de absorvente íntimo abafa a vagina.
Dicas simples
As medidas para manter uma boa higiene íntima, segundo a Dra. Denise, são bem simples: "temos que deixar o ambiente genital seco e arejado. No dia a dia, use roupas íntimas frescas, que permitam a ventilação da vagina. Não use roupa de banho ou calcinhas úmidas por um período prolongado. Assim que sair do mar ou da piscina, troque de roupa e vista uma calcinha limpa e seca."
A ginecologista elaborou algumas dicas e cuidados para a região íntima da mulher:
1) Antes de colocar absorventes internos, lave muito bem as mãos;
2) Enxágüe muito bem as roupas íntimas, para tirar resíduos de produtos químicos e evite lavá-las junto com outras roupas;
3) Evite secar a lingerie em lugar úmido como o banheiro;
4) Evite roupas sintéticas e justas, que prejudicam a ventilação da área.
5) Evite sentar em vasos sanitários públicos;
6) Durante o período menstrual, troque pelo menos a cada quatro horas o absorvente;
7) Use calcinhas confortáveis para passar o dia, de preferência de algodão;
8) Troque de calcinha pelo menos uma vez por dia;
9) Durma sem calcinha;
10) Utilize sabonetes neutros para a higiene, como os de glicerina;
11) Não compartilhe roupas íntimas como biquíni, lingeries entre outros;
12) Utilize o papel higiênico de frente para trás, sempre.
13) Lave a região íntima após as relações sexuais, ou pelo menos uma vez por dia.
14) Seque bem a região genital após o banho, podendo inclusive usar um secador de cabelos com temperatura morna para este propósito;
15) Seque bem após urinar e lave sempre após as evacuações.
Por Catharina Apolinário
Nenhum comentário:
Postar um comentário