terça-feira, 30 de agosto de 2011

Acessórios de estilo: lenços para cabeça

Por detrás da moda, há sempre história. Um exemplo clássico disso é o surgimento do lenço como acessório fino para cabeça.


A ascenção desta simples peça de acessório, tantas vezes esquecida no armário, advém do período de nossa história nacional marcado pela vinda da Família Real Portuguesa às Terras Tupiniquins. Dona Carlota Joaquina, a futura rainha, ao chegar em nossas terras, foi vítima de uma infestação de piolhos, cuja consequência fora terrível para nobre dama da corte: a pobre senhora fora obrigada a raspar seus cabelos para se livrar das pestes.


Como solução para seu problema, Carlota Joaquina logo tratou de encomendar lenços e mais lenços, de todos os estilos e cores, para que seu visual pomposo e digno de uma futura rainha não fosse abalado por tal infelicidade sofrida. A partir daí, a utilização dos lenços passou a denotar graça, luxo e glamour dentre as damas da corte.
Algum tempo depois, nas cortes portuguesas e espanholas, as damas já marcavam seu visual usando lenços bordados na cabeça e caídos nos ombros. Por sua vez, os franceses, optaram por modelos menores e amarrados no pescoço.
Remontando a década de ouro do cinema, pode-se observar o quanto era fino e elegante a utilização do lenço nas mulheres da época. Denotava um ar de graça e mistério. Um charme irresistível para o sexo oposto. Das telas e passarelas, a moda também chegou às ruas e perdurou durante algumas boas décadas adiante.








Hoje, a tendência é reiventar o lenço através de visuais cada vez mais descolados e fiéis a identidade de sua usuária. Vale tudo, faixas, turbantes e indefinidos, desde que o estilo combine com você. Sem dúvida alguma, os lenços para cabeça são acessórios coringas no armário e úteis para as mais diversas funções. Chiques, com estilo e despojados. Está tudo conectado.



































Fonte:http://girlystuffs.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário