domingo, 24 de julho de 2011

Dúvidas e dicas sobre perfume

 

Toda mulher vaidosa adora e não sai de casa sem um bom perfume ,seja ele suave,adoçicado ,citrico e até mesmo uma fragância masculina,eles percorrem as curvas femininas praticamente 24 horas do dia.
Afinal não tem sensação mais gostosa do que esta cheirosa.Por isso reuni aqui nesse post um curto entendimento da estória dos perfumes e suas fragâncias e algumas dúvidas mais comuns no uso do perfume certo para cada ocasião do seu dia.
O perfume é um conceito que advém do Egito Antigo. Inicialmente, figurava como acessório sagrado nos templos dos deuses egípcios, porém, ao agradar os nobres da sociedade, foi-se popularizando entre o membros menos abastados.
O povo egípcio era muito atento à higiene pessoal,  após os banhos diários com suabu (pasta de argila) e água fresca, costumavam friccionar incensos na pele, a fim de propiciar frescor e aroma.
Assim, nasceu  o perfume, que,  posteriormente foi assimilado por árabes, europeus e difundido pelo mundo como símbolo de bem-estar e sofisticação.

Classificação básica das famílias olfativas:

* Cítricos Florais: são compostos por cascas de frutas como limão, laranja,  tangerina, mandarina, etc.  Podem ser chamados também de ” frutados”.

* Florais Aldeídos: estas fragrâncias têm um discreto aroma de flores naturais,  formando aromas delicados e românticos.

* Fougère: geralmente advindos de extratos de madeira, comumente, conhecidos como “amadeirados”. Em sua composição fazem-se presentes também raízes. Os fougères são, geralmente, utilizados na elaboração de fragrâncias masculinas.

* Couros Secos:  estas fragrâncias são secas e muito fortes. Geralmente, seus extratos são advindos do tabaco, couros, musgos  e madeiras.
* Chipré  Florais:  sua elaboração agrupa musgos e flores.  Estes ingredientes unidos elabora fragrâncias clássicas e cheias de sofisticação.

* Orientais Florais:  a união de ingredientes sensuais como ylang ylang e baunilha, são características dos orientais florais que são, comumente, conhecidos por inspirarem sensualidade e mistério.

* Aldeídos Florais:  inicialmente apresentam frescor. Geralmente combinam aromas picantes e florais. São sofisticados e elaborados.
* Aromáticos Secos e Frutados:  conhecidos como híbridos de secos e frutados, são conhecidos por acrescentar especiarias como manjericão e canela.
O que são as notas?


A fragrância final que é engarrafada em um lindo frasco e vem até nós numa bela caixinha, resulta da combinação de uma média de 80 a 200 essências.  Por isso, é fundamental entender a composição das notas de uma fragrância.

Cada fragrância tem três tipos de notas:
1. Notas de cabeça: são os aromas que sentimos com o  primeiro contato que fazemos com o perfume. Suas moléculas são menores e evaporam-se rapidamente.

2. Notas de coração: é a alma do aroma, são estas as notas que permanecem na pele por maior tempo (5 a 8h).

3. Notas de fundo: estas são as últimas notas que o aroma deixa em nossa pele, são o corpo do perfume. Por suas moléculas mais pesadas, permanecem até 24 horas exalando a sua fragrância.

Dicas de como usar o perfume corretamente :

Meu perfume preferido é forte, posso usá-lo no calor?
Use-o apenas à noite, para marcar presença e seduzir. E não exagere na quantidade: aplique só uma gotinha atrás de cada orelha e no pescoço.

Há lugares certos do corpo para passar o perfume?
Sim. “Passe nos locais com maior circulação de sangue, como pescoço, pulsos, dobras dos cotovelos e joelhos. Mas você pode usar colônia no corpo todo. Evite apenas as partes mais sensíveis, como rosto e mucosas. À noite, borrife nos locais em que você gostaria de ser beijada”.

É errado usar perfumes fortes no trabalho?
Sim. Assim como as roupas que usamos à noite (mais sedutoras e ousadas), esse tipo de fragrância não deve ser usado no trabalho. Invista em aromas mais marcantes apenas à noite.

Posso usar perfume para ir à praia?
Não. Evite usá-lo durante a exposição direta ao sol, como na praia ou na piscina, pois ele pode causar alergias e manchas na pele.

Quanto devo passar para não exagerar?
Preste atenção nos frascos. “Os perfumes que vêm em frascos sem válvula podem ser usados à vontade, em todo o corpo, e são perfeitos para o verão. Para os produtos com válvula, são indicadas de duas a três aplicações no pescoço, pulso e colo. Frascos pequenos com aplicadores delicados são produtos concentrados. Por isso, devem ser aplicados com apenas um toque.”

Qual é o melhor lugar para guardar os perfumes?
Em lugares escuros e frescos. “O local mais adequado é a geladeira. Mas como não é nada prático para o uso diário, guarde os frascos dentro da caixa e em um armário que mantenha a temperatura fresca, longe da luz do sol”

Fonte:http://todaperfeita.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário