sexta-feira, 11 de março de 2011

Corretivos: como preparar a pele oleosa


Geralmente, quem tem pele oleosa tem maior dificuldade em encontrar produtos que tenham um efeito satisfatório em sua maquiagem.
A dificuldade em tratar e uniformizar a pele do tipo mista/oleosa está em encontrar produtos que não contenham óleo em sua composição, que contenham pequena quantidade de álcool e principalmente, que consiga um efeito “matte” na pele.
O que precisamos saber?
Vou dar algumas dicas e pequenas soluções que vão amenizar o “brilhinho” chato que insiste em aparecer em fotos e não conseguimos tirar ao longo do nosso dia-a-dia. Vem comigo:


.:Como aplicar?
1º passo: A limpeza facial para higienização dos poros é essencial. Eliminar oleosidade, fungos, bactérias e resíduos de poluição é o inicio de uma maquiagem bem acabada. Para isso, utilizamos uma loção ou leite de limpeza.
2º passo: Devemos firmar nossa pele. Para isso, seguimos com a aplicação do tônico matificante com movimentos ascendentes no rosto todo. Ele controla o brilho e retarda o aparecimento da oleosidade principalmente na região “T” da nossa face, que compreende testa, nariz e queixo.
3º passo : Hidratar também é privilégio de peles oleosas! Nesse caso, usamos um primer facial que é menos denso e cobre os poros, tirando o aspecto molhado do rosto oleoso e hidratando essa pele.
4º passo: E então, a aplicação do corretivo. Sem esfregar, de preferência com um pincel macio, dar leves batidinhas com o produto na área a ser corrigida. Nunca esfregar a pele, pois pode acentuar marcas ou concentrar os produtos em apenas uma região sem fazer a cobertura adequada. Aplicar qualquer produto com o dedo na pele oleosa acentua ainda mais a oleosidade, uma vez que a oleosidade do seu dedo se deposita no rosto. Manchas que chamamos de coloridas devem ser camufladas com corretivos também coloridos e específicos para cada tonalidade de imperfeição e em seguida, utilizar o corretivo no seu tom de pele.

.:Em que regiões do rosto o corretivo deve ser passado?
Nas olheiras,no buço,na região ao redor da boca, nas manchas de sol, de gravidez, acnes, vasinhos na lateral do nariz, melasmas, vitiligos, hematomas e qualquer imperfeição que não deixe sua pele uniforme.

.:Como escolher tonalidades?
A cor que deve ser utilizada para cobrir a sua pele de uma forma legal é escolhida de acordo com a tonalidade do seu pescoço e colo. Porquê? Porque geralmente não precisamos com isso cobrir de base o colo numa maquiagem e correr o risco de,numa festa por exemplo, essa cobertura se desfazer por causa do suor, ou de abraços, ou  até mesmo se passarmos a mão sem querer. O rosto estando da mesma tonalidade do seu pescoço e colo, sua maquiagem se mantendo intacta até o final do dia ou noite, vc terá uma pele uniforme e sem manchas ou imperfeições com o corretivo e a base. Escolha na loja de cosméticos a sua tonalidade passando o provador abaixo do maxilar. Ele te mostrará se é muito clara ou muito escura e assim fica fácil acertar!
.:Como saber qual produto é melhor para o seu tipo de pele?
Pessoas de pele oleosa que buscam corretivos líquidos devem preferir os 'oil free'. Hoje em dia a maioria dos produtos cosméticos, inclusive base, já vem com fator de proteção que não deve ser esquecido inclusive durante eventos à noite. Quem tem linhas de expressão na região dos olhos sempre deve dar preferência para os corretivos líquidos, pois eles não as acentuam, enquanto os corretivos mais concentrados e densos podem destacar essas marcas. Uma dica: Pancake para pele oleosa é uma ótima substituição para o corretivo cor-da-pele e para a base.

Com essas etapas concluídas até a finalização com a base, sua maquiagem já está pronta para receber cores, e sua pele já está protegida e uniformizada. Pode arrasar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário